RESERVE SUA ESTADIA
26
Sep, 2021
27
Sep, 2021
1
Adultos
0
Crianças

Novidades

Aldeia Vinhateira de Barcos, Tabuaço

Aldeia Vinhateira de Barcos, Tabuaço

Aldeia Vinhateira de Barcos, Tabuaço

A aldeia vinhateira de Barcos é terra muito antiga. Quem observe o seu vetusto casario do sítio do Calvário, junto à Capela de Santa Bárbara, verá que o povoamento se organizou primordialmente em redor da igreja. A Igreja Matriz, de fundação românica, talvez do século XIV, apresenta iconografia e elementos românicos nas suas fachadas.

Barcos é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Tabuaço, distrito de Viseu, com 9,81 km² de área e 592 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 60,3 hab/km². É uma aldeia vinhateira do Douro.

Foi sede de concelho, entre 1263 e 1855, integrando as freguesias de Adorigo, Barcos, Santa Leocádia e Santo Adrião. Com a chegada das reformas administrativas do liberalismo, acabaram por ser integrar também no município as freguesias de Folgosa, Vila Seca, pinheiros e vale de Figueira.

Não se fala da Freguesia de Barcos sem falar do Santuário de Santa Maria do Sabroso e da Igreja Matriz. Importantes marcos no património arquitectónico e religioso do concelho. Mas outros exemplos arquitectónicos podem ser visitados nesta freguesia: a Casa da Roda e palacetes de famílias influentes da freguesia são dignos de apreciação.

avatar

Placido Hotel Douro - Tabuaco

Comentário (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

26
Sep, 2021
27
Sep, 2021
1
Adultos
0
Crianças