RESERVE SUA ESTADIA
7
Aug, 2020
8
Aug, 2020
Created with Sketch. 1 Created with Sketch.
Adultos
Created with Sketch. 0 Created with Sketch.
Crianças

A Região

Douro, património da humanidade…

O Plácido Hotel em Tabuaço, é terra de paisagens únicas onde o verde das vinhas se mistura com o azul das águas do rio, onde o sossego e o prazer estão de mãos dadas.

Situado a norte, no distrito de Viseu, foi classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, pela preservação dos vestígios da sua cultura e pelo seu património arquitetónico, tanto de origem humana como natural em 2001.

Fazendo da agricultura o seu ponto forte, Tabuaço continua a ser uma região muito influenciada pela vinicultura, onde as tradições se têm mantido praticamente inalteradas. É ainda conhecido pelas excelentes condições para a prática da caça e pela rica gastronomia.

É neste magnífico espaço ecológico e de um património natural invejável, que lhe apresentamos o Plácido Hotel, uma unidade hoteleira que tem ao seu dispor modernas instalações para lhe permitir desfrutar de momentos inesquecíveis de descanso e prazer.

O Douro e o Vinho do Porto

Ao longo de quase dois milénios, fez-se, na encostas xistosas do vale do Douro, uma paisagem vitícola singular, um vinho excecional. Mais do que um dom da natureza, o vinho do Porto é, na sua essência, essa espessura histórica, um património cultural coletivo de trabalho e experiências, saberes e arte, que gerações e gerações acumularam. O vinho do Porto foi e é um produto chave da economia nacional e ainda mais um valor simbólico que distintamente representa a Portugalidade no mundo.

 

A história do vinhedo do Alto Douro é muito antiga. Não faltam descobertas arqueológicas e referências documentais a testemunhar a persistência cultural do empenho vitivinícola de outras eras.

 

>Uma visita a Tabuaço não pode deixar de incluir a passagem pelas Quintas produtoras do Vinho do Porto onde poderá provar alguns dos melhores vinhos do Porto.

Gastronomia Regional

A gastronomia do Concelho de Tabuaço está intimamente ligada ao modo de vida dos seus antepassados. Tabuaço oferece uma gastronomia de saberes e sabores tradicionais, cuja principal especialidade é o afamado cabrito recheado com arroz de forno, mas há também um ótimo presunto e uma deliciosa bola de carne e peixinhos do rio em molho de escabeche. São também muito apreciados os doces de castanhas e o Bolo-Rei de Tabuaço, conhecido como o melhor bolo-rei do país.

 

Terra de bom vinho mas também de excelentes azeites, os folares têm também aqui uma forte tradição. E se falamos em tradição, não esqueçamos a riquíssima herança deixada pelos monges de Cister no que toca a doces conventuais, ainda hoje muito presentes nas mesas em dias de festa.

Atividades e Tradições

Além das nossas excelentes instalações, a região de Tabuaço tem para oferecer diversas atividades e eventos culturais, dos quais poderá usufruir durante a sua estadia. Aproveite para integrar os passeios pedestres que a região tem para oferecer, trilhos feitos para os seus visitantes pisarem séculos de história e observarem as suas fantásticas paisagens.

Tabuaço também é terra de apego à tradição, sendo famoso pelas suas festas e romarias. Seja como ritual religioso, por apego às tradições, pura diversão pagã ou interesse antropológico são um dos mais importantes momentos das populações. Realizadas em alturas associadas ao calendário religioso, são mais frequentes na altura do Verão.

Quando se fala em tradição, não podemos esquecer o artesanato do concelho de Tabuaço que está intimamente ligado à construção de peças e instrumentos relacionados com a cultura da vinha e com a produção do vinho. Assim, a cestaria, tanoaria e latoaria são as principais artes artesanais no concelho.

Os desportos radicais e as experiências no Rio Douro (Douro na lancha ou de barco rabelo entre outros) são atividades e prazeres que poderá realizar no norte do concelho. Poderá ainda seguir a Rota dos Castros e Igrejas Românicas, a Rota dos vinhos da Europa ou a Rota dos castelos e caminhos de pedra.

Pontos de interesse

Deixamos-lhe aqui algumas sugestões de pontos de interesse na região:
Igreja de Granja do Tedo

Um local interessante a visitar é a Igreja de Granja do Tedo, marque a sua estadia no Hotel São Plácido -Douro Tabuaço e conheça a nossa região.   Igreja de Granja do Tedo A fundação da povoação de Granja do Tedo encontra-se envolta em lendas que se cruzam com factos históricos, sendo difícil distinguir a […]

Estação Ferroviária do Pinhão

Estação Ferroviária do Pinhão A Estação Ferroviária do Pinhão foi construída durante o século XIX e é conhecida pelos seus azulejos representativos da produção do vinho do Porto, desde as vindimas, o pisar das uvas até ao transporte do vinho em barcos rabelo rio abaixo até às caves em Vila Nova de Gaia. Fique hospedado no […]

Tabuaço

Tabuaço Classificado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO pela preservação de vestígios culturais e pelo património arquitetónico – Tabuaço tem grande um valioso património natural e histórico. Zona de forte cultura vinhateira, influenciada pela Rio Douro e Távora, tem nos vinhos e na rica gastronomia motivos suficientes para uma visita. Gravuras Rupestres Dentro do concelho […]

Cascata de Misarela

Cascata de Misarela Para os amantes da natureza, residente no concelho de Armamar, poderá encontrar a bonita Cascata da Misarela que o imaginário popular encheu de contos e lendas. Lugar de natureza no seu estado mais puro, a cascata por onde desce o rio Temilobos, dotada de pedra granítica, é um ponto onde a serenidade […]

Rota das Vinhas de Cister

Rota das Vinhas de Cister Carregando a herança histórica dos monges de Cister, a região do Távora-Valosa é uma das mais recentes regiões vitivinícolas portuguesas. Zona de vinhos espumantes excelentes, e de castanhas de elevada qualidade alia estes produtos a um património histórico e paisagens de exceção.

Santuário de Nossa Senhora do Sabroso

Santuário de Nossa Senhora do Sabroso Próximo da bela freguesia de Barcos, o Santuário de Nossa Senhora do Sabroso tem origens muito antigas, albergando ainda vestígios de um castro pré-histórico, provavelmente habitado no século I d.C. O templo terá sido construído no século XIII e ampliado posteriormente no século XVII.

Aldeia Vinhateira de Barcos, Tabuaço

Aldeia Vinhateira de Barcos, Tabuaço A aldeia vinhateira de Barcos é terra muito antiga. Quem observe o seu vetusto casario do sítio do Calvário, junto à Capela de Santa Bárbara, verá que o povoamento se organizou primordialmente em redor da igreja. A Igreja Matriz, de fundação românica, talvez do século XIV, apresenta iconografia e elementos […]

Igreja de São Pedro das Águias

Igreja de São Pedro das Águias Templo românico edificado no século XII. Na frontaria apresenta um arco ornamentado, apoiado em colunelos duplos, capitéis e impostas bem lavradas. Merece destaque a decoração dos capitéis. A fachada principal está a uma curta distância do maciço rochoso e, foi implantada no sentido do declive.

Miradouro da Fraga do Tostão

Miradouro da Fraga do Tostão Subir ao Miradouro da Fraga do Tostão é percurso obrigatório, sobretudo ao fim do dia, donde poderá vislumbrar a sombra da montanha estender-se sobre os telhados vermelhos do casario. A brancura de Tabuaço recorta a sua silhueta sobre escadas de vinhedos, jardins, hortas e pomares. A montanha, por trás, ergue-se […]

Informações úteis

Aqui deixamos-lhe informações e ligações de interesse.

Ligações

Câmara Municipal de Tabuaço

Festas e Romarias

Rota das Vinhas de Cister

Museu do Douro

Turismo do Douro

Confraria do Vinho do Porto